Depois de algumas semanas com baixos registros de infectados pelo coronavírus em Ijuí, nos últimos dias os números voltaram a aumentar. Nas últimas horas, por exemplo, foram 65 pessoas infectadas com a doença.
Na semana passada o município chegou a registrar menos de dez casos diários. No entanto, segundo o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, o aumento é resultado do represamento que existia em clínicas particulares e farmácias. Segundo ele, no auge da pandemia esses dados estavam sendo deixados de lado, isso ocorreu em todo o Brasil, na medida em que eram computadas as internações via SUS e particulares.
Agora, com a drástica diminuição dos casos graves, que geram internação, também são computados dados daquelas pessoas que procuraram o sistema privado para realização de testes. Para o secretário, a comprovação está nos baixos índices de interações no município.
O responsável pelo gabinete de crise na região e prefeito de Panambi Daniel Hinnah também confirmou a informação afirmando que nesses dados estão casos represados, ou seja, de semanas anteriores que agora são comunicados pelo Estado.