Com pouca procura pela vacina contra doenças respiratórias, tem aumentado o número de óbitos e internações em Ijuí. O alerta é da Coordenadora da Vigilância em Saúde de Ijuí, Elizangela Lucchese, acrescentando que apenas cerca de 40% da população foi vacinada.
Lembrou que dos 10 óbitos registrados com influenza em Ijuí, 09 não foram vacinados. Também houve 28 óbitos por pneumonia no município. Os hospitais locais estão com lotação acima de 90% nas UTIs, em função de síndromes respiratórias.
Segundo ela, a vigilância epidemiológica recebe todas as notificações das instituições de saúde, confirmando que os pacientes também estão internando nas Unidades de Tratamento Intensivo, com sintomas gripais. Elizangela observou que o cenário atual é semelhante ao existente em todo estado.
Quem menos tem comparecido para receber as doses da vacina são crianças e idosos. A coordenadora da vigilância explicou que a influenza já entrou em uma rotina dentro da vacinação. Com isto, os testados com esta patologia são os que vão para internação.
Os óbitos por influenza são de pessoas que internaram por questões respiratórias, e que após teste, são diagnosticados com a doença. Já os óbitos por pneumonia, nem todos os casos tiveram internação anterior. O fato é que as síndromes respiratórias estão agravando cada vez mais, levando muitas pessoas a óbito.
Há ainda alguns casos de covid 19, mas não com muita gravidade como ocorreu na pandemia. A influenza é um vírus que está circulando, com três tipos de proteção na vacina: Influenza A, H1N1 e H3N2 e influenza B. A pneumonia é o agravamento deste quadro respiratório.
No inverno a população acaba entrando em contato com maior frequência com esses vírus, por isso, a vacina faz com que as pessoas fiquem protegidos e com mais imunidade, não agravando os casos e amenizando as internações. A série histórica das hospitalizações por Síndromes Respiratórias Agudas por influenza no RS de 2011 a 2025 mostram dados preocupantes.
Segundo os números, em 2011 havia menos de 500 casos de influenza e nenhum registro de óbito. Em 2012 já chegaram próximo de 1.000 os casos com algumas mortes confirmadas. 2016 o pico chegou próximo de 1.500 casos com mais de 200 óbitos. Em 2022 foram em torno de 1.000 casos de gripe com cerca de 150 óbitos e em 2025 o estado já registrou 2.654 casos de influenza com 423 óbitos. Só em Ijuí foram 10 óbitos por influenza neste ano.