O trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) foi reconhecido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, uma ação estratégica da Política Nacional de Aleitamento Materno, que realizou a entrega de Certificado de Reconhecimento pelas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e pela assistência à saúde da mulher e da criança. “É um reconhecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite pelo trabalho realizado durante o ano de 2021”, comemora a nutricionista responsável técnica do BLH do HCI, Daniele Schott,
O Banco de Leite Humano do HCI foi o primeiro a ser instituído no interior do Estado, em 13 de agosto de 1984, e realiza uma série de ações envolvendo mães, bebês e as unidades da Instituição, formando uma Rede de Apoio de promoção e proteção ao aleitamento materno. Atualmente, o Brasil possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta, dentre eles o do HCI. O aleitamento materno ajuda na redução da morbimortalidade infantil, capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de 5 anos, segundo o Ministério da Saúde.
A equipe do BLH do HCI conta também com a enfermeira Karolina Polo, as técnicas em Enfermagem Andressa Felippe e Terezinha Ávila, a farmacêutica Lisane Bernardi e o médico pediatra, Maurício Bortolini. Durante o ano, são realizadas ações internas como o Varal de Fotos alusivo à Semana Mundial de Aleitamento Materno, durante o Agosto Dourado, além de participações em lives e no Simpósio de Neonatologia durante o Novembro Roxo. Em 2021, o BLH realizou atividades externas de promoção e proteção ao aleitamento materno durante o Natal na Unijuí, com a presença da equipe no campus da Universidade, e também a capacitação de profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município.
“Sempre conseguimos manter nosso estoque mínimo, avaliando as necessidades de cada recém-nascido prematuro, mas com a implementação da Ihac (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) e as iniciativas de promoção ao aleitamento materno, notamos que o volume de leite recebido teve um aumento considerável, e também na procura pela doação de leite materno e atendimento às nutrizes. Uma das ações que foram muito benéficas às lactantes foi o estreitamento da relação do Banco de Leite Humano e as Unidades Básicas de Saúde, em que, após uma reunião, as demandas foram alinhadas possibilitando assim o atendimento de um número maior de doadoras.”
Por mês, o BLH conta com 26 doadoras em média e realiza a pasteurização de 32 litros de leite humano, sendo utilizados em torno de 27 litros mensalmente. O HCI preza que toda família tenha apoio necessário para amamentação, desde o nascimento, com o incentivo do Banco de Leite em todas as fases. Para mais informações, entrar em contato pelo whatsapp 9 9213 0248.