Amamentar é desafiador, especialmente no início do aleitamento materno, quando dores, fissuras e outras complicações são comuns, transformando o ato em uma preocupação para muitas mães. Para auxiliá-las neste momento, o Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), além de armazenar o alimento obtido por doações, oferece um serviço de acolhimento e assistência multiprofissional às pacientes.
“Nosso atendimento é destinado às mães de bebês de Ijuí e região. Realizamos a coleta do leite, auxiliamos no posicionamento e na pega, orientamos sobre a amamentação e, também, recebemos o alimento para doação”, explica a nutricionista Angélica Samrsla, coordenadora do serviço.
No final de julho, Maísa Bier Walker, de 31 anos, deu à luz ao seu terceiro filho, Rafael. Nascido com complicações respiratórias, ele precisou ser internado na UTI Neonatal da instituição. Nesses casos, é necessário que a mãe retire o leite que vai alimentar o recém-nascido. Como teve dificuldades durante a amamentação dos primeiros filhos, a educadora infantil chegou a questionar se conseguiria fazer as coletas. “Fiquei com o coração aflito. Porém, com o acolhimento da equipe do Banco de Leite, que me deu suporte e levou em conta minhas experiências anteriores, me tranquilizei e percebi que poderia, sim, viver esse momento único.”
Além de garantir o alimento para o seu bebê, ela também consegue doar o leite excedente. “Me tornei uma doadora de leite humano, algo simples e repleto de amor. Aquilo que me causou tanto medo no início agora se tornou um momento de terapia. Elas cuidam do leite do meu bebê e do coração dessa mãe”, comemora.
Como doar?
Angélica explica que qualquer mulher que amamente e esteja com a saúde em dia pode se tornar uma doadora, basta procurar o Banco de Leite Humano com a carteirinha de gestante. Aquelas mulheres que estiverem aptas à doação fazem um cadastro e recebem um kit, composto por caixa térmica, vidro esterilizado, máscara e demais itens necessários para a coleta. Após a retirada do alimento, a doadora tem até 10 dias para levá-lo ao hospital.
Para aquelas que não conseguem levar o leite coletado até o HCI, todas as segundas-feiras, a equipe faz o recolhimento em domicílio, deixando vidros para as próximas doações. “Também realizamos a coleta no espaço do Banco de Leite quando a mãe não tem a bomba extratora de leite ou não consegue retirar em casa”, completa Angélica.
Os benefícios da amamentação para o bebê incluem a redução do risco de doenças, alergias e intolerâncias, a diminuição da chance de sobrepeso e obesidade, além de garantir a imunidade. Para a mãe, amamentar auxilia na contração uterina, reduz o risco de câncer de mama e de útero, diminui o sangramento pós-parto e ajuda na perda de peso.
O Banco de Leite do HCI atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h40, e aos sábados, das 7h ao meio-dia. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo WhatsApp (55) 9 9213-0248.