O perfil de notícias do Vaticano no Twitter confirmou no começo da manhã deste sábado, 31, que o Papa Emérito Bento XVI morreu, aos 95 anos.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil na rede social.
Bento XVI estava com o seu quadro de saúde agravado nos últimos dias, mas apresentou uma repentina piora, o que resultou na sua morte neste sábado.
De acordo com o Vaticano, a saúde do alemão Joseph Ratzinger vinha se debilitando. Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 30, a informação era que sua condição era grave, mas estável, com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.
Bento XVI marcou o nome na história por ser o primeiro Papa Emérito da história da Igreja Católica. Sua opção pela renúncia foi consciente, diferente de outros Papas no passado, e também pela primeira vez na história, manteve se vestindo de branco e transitando pelo Vaticano.