Busca rápidaX

Biólogo usa mão para conter jararaca e resgatar animal de loja em SC: ‘Não repita em casa’

18 de julho de 2022

Uma jararaca foi capturada em uma loja de bicicletas de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, nesta segunda-feira (18). O animal estava embaixo de um contêiner e foi resgatado por biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Por causa da posição da cobra, o biólogo Christian Raboch usou a própria mão para contê-la durante o resgate. A jararaca, segundo ele, tem cerca de 80 cm.

“É mais arriscado, mas diminui as chances do animal fugir. Importante salientar que isso não deve ser repetido em casa. Uma pegada errada ali e ela poderia me picar “, informou.

O que fazer em caso de picada?

-caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

-não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

-o local da picada deve ser lavado com água e sabão;

-a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

-é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

Fonte: G1-SC.
error: Conteúdo protegido!