Busca rápidaX

MANCHETES

Bira Teixeira busca UTI Pediátrica para a região e acelerador linear para o HCI

1 de fevereiro de 2023

O advogado ijuiense Bira Teixeira está em Brasília com o intuito de expor demandas regionais.  Na manhã da última segunda-feira, com agenda cuidadosamente organizada pelo  Deputado Marcon, Bira esteve no Gabinete da Ministra da Saúde, onde se reuniu com a chefa de Gabinete Dra. Maria Mota, com o Dr. Nilton Pereira Junior diretor do DAHU – Departamento de Atenção Hospital, Domiciliar e de Urgência, e com Alexandre Pinto, Técnico do Ministério.

Na pauta, foram apresentadas as demandas do HCI para aquisição de um Acelerador Linear de Radioterapia, avaliado em mais de 10 milhões de reais. O HCI possui dois desses aparelhos, sendo que um deles já possui 20 anos e encontra-se obsoleto. A demanda é estratégica para a região onde o HCI é referência para 200 municípios e aproximadamente 2 milhões de pessoas na sua área de abrangência. Os representantes do Ministério informaram que estão formulando o lançamento, ainda no primeiro semestre, de um programa com a finalidade de possibilitar a aquisição deste tipo de equipamento.

Ainda no Ministério da Saúde, Bira recebeu a noticia da inclusão de Ijuí e região no Programa Nacional de Redução de Filas, que tem por objetivo reduzir a espera para cirurgias eletivas, inclusive as oncológicas. A secretaria municipal de saúde e hospitais deverão cadastrar a demanda reprimida junto à Secretaria Estadual de Saúde até o dia 10/02/2023. Os pagamentos dos procedimento serão de, no mínimo, 200% da tabela SUS, podendo haver complemento do Estado e Municípios. O governo federal irá liberar 200 milhões de reais na primeira etapa do programa.

A UTI Pediátrica em Cruz Alta, igualmente, recebeu a atenção na agenda. Hoje o Ministério não possui nenhum pedido de UTI Pediátrica em andamento, o que abre a possibilidade de Cruz Alta fazer o pedido de forma regionalizada. Foi apresentado o Comitê Pró UTI Pediátrica de Cruz Alta e as circunstâncias e necessidades da região. O próximo passo será o Hospital São Vicente e município cadastrarem o pedido junto ao ministério.