Durante toda esta sexta-feira, 23, brasileiros aproveitam ofertas e descontos incomuns em diversos segmentos do comércio. É a tradicional Black Friday, ideia importada dos Estados Unidos que a cada ano conquista mais os brasileiros.
Porém, é preciso ter cuidado. Assim como há consumidores em busca de baixos preços, existem também pessoas prontas para aplicar golpes, principalmente quando as compras são feitas pela internet. De acordo com a coordenadora do Balcão do Consumidor de Ijuí e também professora de direito da Unijui Fabiana Fachinetto, a dica é fazer compras em sites conhecidos e confiáveis. “O que tem acontecido muito é um grande número de pessoas comprando em sites falsos.”
Outra dica da coordenadora é sempre que possível fazer uma comparação com os preços do comércio físico, pois muitas vezes o consumidor pode se surpreender com a similaridade de preços, além de priorizar o comércio local.
Outra estratégia utilizada por muitas empresas é aumentar o valor dias antes da Black Friday para no dia da promoção vender produtos com o preço normal. “Existem sites que fazem monitoramento de preço durante meses, e dão um indicativo confiável de quem adota ou não esse tipo de prática” orienta Fabiana.
Outro direito que o consumidor possui e muitas vezes não sabe é a possibilidade de desistência da compra no prazo de sete dias, que vale somente para o comércio online e que não acarreta em custos ao consumidor.
Além disso é importante calcular o frete, que muitas vezes acaba comprometendo o valor do produto.