A campanha Black Friday, que acontece oficialmente hoje, além da Copa do Mundo de futebol e o período de natal e fim de ano se constituem em diferenciais importantes para motivar bom movimento de vendas neste período no comércio do Rio Grande do Sul.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado – Luis Carlos Bohn, disse que a tendência é de aumento de vendas nas empresas em relação ao natal e final de ano de 2021. Porém, a inflação e aumento de preços de mercadorias podem ofuscar um pouco esse crescimento real dos negócios.
Ontem, a Fecomércio divulgou o resultado da pesquisa de endividamento e inadimplência dos consumidores gaúchos, referente ao mês passado. O percentual de famílias endividadas é de 91,9%. Na edição de outubro de 2021 esse percentual era de 84,2% e em setembro deste ano 94,1%. O resultado de outubro marcou a segunda queda consecutiva na margem.
Luis Carlos Bohn ressaltou que o endividamento por sí só não é trão preocupante, mas o problema maior é quando juntamente tem a inadimplência. O presidente da Fecomércio atrela o endividamento dos consumidores ao preço dos produtos e falta de aumento do salário mínimo.