Os quatro homicídios ocorridos neste ano em Ijuí foram solucionados e os autores presos pela Brigada Militar. No primeiro deles, ocorrido na antiga estação rodoviária, em 16 de janeiro, um baiano de 25 anos foi preso pela morte do mineiro Marcos Antonio Gonçalves, 29 anos, vítima de golpe de faca.
Na última semana, três homicídios foram registrados em Ijuí. Na quinta-feira, Tauan Guilherme da Silva Andrades, 17 anos, foi assassinado a tiros no bairro Getúlio Vargas. Tiago da Silva Rosário, 23 anos, foi preso minutos depois pela Força Tática.
Na tarde de domingo, também, logo depois de cometer o crime, Valmir Fernandes Moraes, 52 anos, vulgo Xirú, foi preso pelo Policiamento Ostensivo e confessado ter assassinado Jair dos Santos, de 44 anos, em um antigo bar localizado à Rua 13 de Maio.
No mesmo dia, houve a confirmação do quarto homicídio até agora em 2021. Fábio Mensch, 45 anos, morreu no HCI após permanecer internado desde o dia 4 de março, quando foi atingido por diversos disparos de arma de fogo. Os autores da execução foram presos no bairro Luiz Fogliatto pela Força Tática. Eles foram identificados como Dionathan Barbosa Lobato, 21 anos e Jardel Nardes Quaresma, 22 anos.
O capitão Gilmar Bischoff, comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, comentou sobre as rápidas ações da Brigada Militar. “Todos os presos foram autuados em flagrante e estão recolhidos na Penitenciária Modulada de Ijuí. A Brigada Militar vai continuar com atuação forte para impedir que crimes do tipo avancem”, destaca.
O tenente Marcos Heberle, comandante da Força Tática fala que, ainda que as polícias militares possuem o dever de ações preventivas e ostensivas, a BM de Ijuí conseguiu em 100% a elucidação dos crimes. “Isso não se dá por acaso. É um trabalho árduo de ações ostensivas e de inteligência onde, minutos depois apresenta para a sociedade a materialidade e autoria dos fatos”, conclui.