A 17ª Zona Eleitoral, com sede em Cruz Alta, tem 58.524 eleitores para as eleições municipais deste ano. O responsável pelo Cartório Eleitoral de Cruz Alta, Rogério da Silva Melo, frisa que há redução de votantes em relação à eleição nacional de 2022. Segundo ele, isso se deve à diminuição da população, especialmente em Cruz Alta, conforme apontado pelo último censo demográfico do IBGE.
A Zona Eleitoral de Cruz Alta abrange, também, os municípios de Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara e Boa Vista do Cadeado. Rogério da Silva Melo explica que no momento ocorre emissão, via whatsapp, das convocações para mesários, secretários de prédio e presidentes de mesa que vão trabalhar na eleição de 6 de outubro. Quem já sabe que não poderá atuar, precisa informar o Cartório até cinco dias após receber a convocação.
No momento, a Zona Eleitoral de Cruz Alta também efetua análise das candidaturas registradas para prefeito, vice e vereadores nos cinco municípios de abrangência, a fim de verificar se atendem os critérios de legislação. No entanto, os candidatos já podem realizar campanha.
Em Boa Vista do Cadeado são 2.147 eleitores. Não haverá mudança de seções eleitorais para o pleito de 2024. Hoje pela manhã, o chefe do Cartório Eleitoral de Cruz Alta concedeu entrevista no programa de Boa Vista do Cadeado, pela RPI, quando falou sobre os preparativos para a eleição em Boa Vista do Cadeado e na área de atuação da 17ª Zona Eleitoral.
Rogério da Silva Melo destacou, por exemplo, que após o término da votação, às 17 horas dia 6 de outubro, os responsáveis pelas seções em Boa Vista do Cadeado vão ter que levar os resultados até a escola João Raimundo, de onde haverá transmissão para a central do Tribunal Regional Eleitoral. A tendência é que até às 17 horas e 45 minutos de 6 de outubro sejam conhecidos os eleitos no município.
Em termos de eleição majoritária não há surpresa em Boa Vista do Cadeado, visto que existe chapa única, com candidaturas à reeleição, de João Paulo Beltrão dos Santos, do PL, a prefeito, e de José Fracaro, do Progressistas, a vice. Para vereadores, os candidatos são todos da atual base aliada.