Busca rápidaX


Boa Vista do Cadeado define projetos para minimizar efeitos da estiagem

20 de janeiro de 2023

Boa Vista do Cadeado emitiu decreto de situação de emergência por conta da seca. O documento assinado pelo prefeito João Paulo Beltrão dos Santos, tem data de 18 de janeiro. Agora o município aguarda a homologação do decreto pelos governos Estadual e Federal.

Ao mesmo tempo, Boa Vista do Cadeado já organizou projetos para reduzir os efeitos da falta de chuva nas propriedades rurais. Por exemplo, em fevereiro o município irá abrir 11 açudes em parceria com o governo do estado de forma gratuita. O produtores contemplados utilizarão os reservatórios para irrigação,.

Outra ideia em andamento é a criação da Lei de apoio a pequenos agricultores do município em parceria com instituições financeiras. Por meio dela, os produtores poderão financiar até 20 mil reais sem juros, com prazo de pagamento de até cinco anos, a fim de comprar aquisição de adubo, óleo diesel e outros insumos necessários; implantar pastagens anuais ou perenes; e para investir em infraestrutura de açudes, dessedentação animal e irrigação de pastagens.

Por fim, Boa Vista do Cadeado criou a Linha Infraestrutura de dessedentação animal e irrigação de pastagens, que consiste na prestação do serviço de, no máximo, 20 horas-máquina, com escavadeira hidráulica para a abertura de novos açudes e tanques destinados à piscicultura e a manutenção dos existentes, para a dessedentação animal e a irrigação de pastagens. O beneficiário da linha vai ressarcir ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável o valor equivalente a 50% do valor, de acordo com o número de horas-máquina utilizadas no serviço.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações da Assessoria de Imprensa