Levantamento da Emater aponta que o município de Boa Vista do Cadeado poderá ter pequena redução na área de milho nesta nova safra e aumento da soja. Segundo o agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Gilberto Bortolini, a tendência é de cultivo de 3 mil e 100 a 3 mil e 200 hectares com milho grão, diminuição de 400 hectares em relação ao ano passado. Quanto ao milho para silagem, a projeção é que se mantenha os cerca de 500 hectares de 2023.
Já a soja deve passar de aproximadamente 41 mil e 200 hectares para 42 mil na safra 2024/2025. Hoje pela manhã, durante entrevista no programa de Boa Vista do Cadeado, pela RPI, Gilberto Bortolini comentou sobre novas regras que passam a vigorar a partir dessa safra de milho, ou seja, dependendo do período de plantio da cultura, a cobertura do Proagro vai ser menor ou maior, conforme o risco.
Por isso, no caso do milho, o começo do zoneamento agroclimático, na próxima quarta-feira, dia 21, também marca o início da fase de menor risco de problemas na cultura, portanto, se houver concessão de Proagro, isso vai ser de 95%. Esse menor risco para o milho vai até 10 de setembro. Essa divisão por risco, referente ao seguro, também vai valer para a soja.