O médico ijuiense Ibrahim El Ammar, neurologista, disse que medicar uma população sem a comprovação científica é uma irresponsabilidade. Durante entrevista à Rádio Progresso, o médico ressaltou que este movimento partiu do próprio governo federal, tendo o presidente Jair Bolsonaro como o ‘garoto propaganda’ da Hidroxicloroquina, além de outros medicamentos. “Eu mesmo tive o Coronavírus e não tive sintomas, não tomei nenhum Paracetamol”, disse El Ammar. “Para essa doença não há ainda uma receita pronta. Nenhum país do mundo conseguiu desenvolver um protocolo seguro de prevenção através de medicamentos”, ressaltou o médico.
Questionado se receitaria os medicamentos defendidos como tratamento profilático ao corononavírus, Ibrahin El Ammar disse que na Medicina as patologias são estudadas para que o melhor tratamento seja oferecido ao paciente, porém, todos os métodos utilizados tem um embasamento científico, fórmulas estudadas por cientistas e sempre com a chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que não é o caso para a COVID-19. “Fala-se muito sobre as pesquisas que ainda não comprovam nada sobre o Coronavírus”. ressaltou
El Ammar fez questão de salientar que não é especialista no assunto de doenças infectocontagiosas, mas ressaltou que no caso do Coronavírus o melhor método para evitar o contágio é o distanciamento social, a prevenção, o uso de máscaras, e deixou explícito novamente que o ‘garoto propaganda da cloroquina’, deveria na verdade, seguir os métodos científicos, e conduzir o País para uma normalidade.