Foto: Bom Pastor Ijuí O Hospital Bom Pastor participou, neste final de semana, do Mutirão Nacional de Cirurgias, realizando 63 cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de dois dias. Com esse volume de procedimentos, a instituição foi o segundo hospital que mais realizou cirurgias no Estado do Rio Grande do Sul durante a ação.
O mutirão é uma iniciativa da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), em parceria com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O objetivo é ampliar o acesso da população a procedimentos cirúrgicos em todo o país e reduzir as filas de espera.
Conforme destacou o médico oftalmologista Dr. Heron Gomes Correia, o final de semana foi marcado por intenso trabalho e resultados positivos. “Unimos forças para diminuir as filas de espera para as cirurgias de catarata. Foram 63 procedimentos realizados em dois dias, beneficiando pacientes que aguardavam pela cirurgia e proporcionando melhor qualidade de vida”.
De acordo com a médica oftalmologista, Dra. Patricia Mesquini, a catarata é uma doença ocular altamente prevalente, especialmente entre a população idosa, e compromete significativamente a qualidade de vida, muitas vezes levando à perda de autonomia. “Essa iniciativa contribui para a redução da fila de espera, possibilitando que um maior número de pessoas seja beneficiado. Esta campanha se torna ainda mais gratificante neste período do ano, ao permitir que os pacientes recuperem a visão e possam reencontrar suas famílias com maior tranquilidade”.
A ação integra o programa “Agora Tem Especialistas”, que tem como meta qualificar e acelerar o acesso a consultas, exames e cirurgias no âmbito do SUS. A diretora executiva Rosane Schiavo, ressaltou o empenho e a disponibilidade dos profissionais, que se dedicaram intensamente ao longo do final de semana para que tudo acontecesse com segurança. “Esse comprometimento coletivo é o que nos permite participar de programas nacionais e contribuir para a redução das filas e para o fortalecimento da saúde pública. Cada procedimento realizado representa mais autonomia, mais segurança e mais qualidade de vida para quem aguardava por esse atendimento”.
Estas ações reforçam o papel do Hospital Bom Pastor enquanto instituição filantrópica na organização de processos, mobilização das equipes e utilização da nossa capacidade instalada de forma responsável, garantindo que o SUS funcione na prática, onde a população mais precisa.