A chegada das altas temperaturas representam um perigo para quem mora no campo ou é produtor rural: as queimadas. No verão, os focos de incêndio surgem sem a ação humana, necessariamente. Ou seja, um incêndio pode começar de forma acidental. Materiais descartados incorretamente, máquinas agrícolas sem a devida manutenção e pontas de cigarro são exemplos do que podem ocasionar o início das chamas.
Segundo o comandante da 1º Companhia do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiro de Ijuí, Capitão Cauê Czyzewski Nardes, a forma mais eficiente de combate ao incêndio na lavoura é a prevenção. Ele alerta para cuidados básicos que evitam prejuízos nas propriedades em caso de focos de incêndio. Dentre outras coisas, ele destaca a importância da manutenção dos aceiros (áreas sem vegetação): “Esta é uma das principais medidas preventivas que ajudam a evitar a propagação de incêndios. Os aceiros, além de evitar que as queimadas se propaguem, são importantes para que os bombeiros cheguem até o foco do incêndio mais rápido”, destaca.
O comandante revelou ainda que durante o verão passado (em 2021) foram registrados 75 focos de incêndio em lavouras de Ijuí e da região. “Sabemos que nessa época do ano a incidência de incêndios é maior, portanto, os cuidados também devem ser multiplicados”.
Outro ponto que Czyzewski chama a atenção é sobre a correta manutenção das máquinas agrícolas, já que o superaquecimento pode provocar queimadas de grandes proporções em lavouras. Mas, mesmo com todas as medidas preventivas, o risco de incêndios nas propriedades ainda é iminente, salienta.
Outra medida preventiva é ter um equipamento com água ou uma grade sempre junto a fim de os primeiros focos de incêndio poderem ser debelados antes da chegada dos bombeiros: “O pulverizador deve estar sempre cheio com água, pois caso uma máquina ou resteva de lavoura pegue fogo é possível dar o primeiro combate de forma mais rápida. A grade também é importante, pois ela pode ser utilizada de forma a fazer pontos de isolamento para que a chama não se propague”, destacou.
esse tipo de ocorrência durante esta época do ano, aumenta muito a ocorrência
levando em consideração
clima mais seco
baixa quantidade de chuvas
último verão
75 incêndios em vegetação na região de Ijuí
muitas vezes o incêndio ocorre em colheitadeira ou trator
alguns cuidados que podem ser tomados
criação de aterros
faixas livres de vegetação
assim, quando há incêndio, chega nessas faixas e não se propaga
não jogar pontas de cigarro quando está viajando
latas de alumínio e vidors, pois com a ação do sol, podem iniciar o incêndio