Busca rápidaX


MANCHETES

Bozano e Coronel Barros terão aplicativo para localização no interior

7 de agosto de 2023

Da mesma forma que Ijuí, os municípios de Bozano e Coronel Barros organizam o aplicativo GPS rural, a fim de facilitar atendimentos, especialmente, das áreas de segurança pública e saúde. O APP vai ter informações sobre coordenadas geográficas das propriedades rurais para que a polícia ou órgãos de saúde, por exemplo, possam ter o local exato da ocorrência e chegar mais rápido ao endereço. Cada propriedade vai contar com um código para informar o serviço público em caso de chamada.

Em Bozano, a partir de quarta-feira, 09, os agricultores poderão se inscrever na Emater, das 8 horas ao meio-dia e das 13 e 30 às 17 e 30. Para isso, deverão levar uma conta de energia elétrica da Ceriluz, para organização do código. O sargento da Brigada Militar de Bozano, Vinícios Fetter Arones, ressalta que a Ceriluz já repassou o georreferenciamento das propriedades para inclusão no GPS. A perspectiva é que no mês que vem o aplicativo inicie funcionamento.

O sargento Arones observa que em termos de segurança pública, o que mais preocupa na área rural de Bozano são furtos, especialmente de defensivos agrícolas e ferramentas. Também existem alguns casos de abigeato.

Em Coronel Barros, tramita na Câmara de Vereadores projeto para criação de lei do GPS rural. O responsável pelo escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Fábio Pasqualoto, disse que nos próximos dias serão realizadas reuniões no interior para explanar sobre o aplicativo com os agricultores. Tanto em Ijuí, como em Bozano e Coronel Barros haverá placas de identificação nas propriedades que participarem do GPS Rural.

Fábio Pasqualoto comenta que a Emater quer levar a sugestão desse aplicativo para a Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – a fim de que seja ampliado para todo Estado. Ontem pela manhã, Vinícios Arones e Fábio Pasqualoto falaram sobre o GPS rural em Bozano e Coronel Barros durante entrevistas no programa Progresso Rural de RPI. Em Ijuí, os produtores podem se inscrever na Emater para integrar o GPS Campeiro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí