A Administração Municipal de Bozano retomou, nesta semana, as atividades físicas realizadas na piscina térmica do município que estava desativada desde março de 2019 em função dos efeitos da pandemia. Isso foi possível devido ao investimento de R$ 28.969,00 para revitalizar o equipamento que estava com problemas técnicos na bomba e no aquecedor, além de adequações na estrutura do espaço. Também foi contratado em processo seletivo um educador físico para orientação nas aulas de hidroginástica.
Conforme a secretária da saúde Michele Sandri, foram formadas cinco turmas que participarão das aulas ministradas pelo professor Cláudio Person às segundas e quartas feiras no horário de 8h às 12h e nas segundas à tarde das 15h30 às 17h. Essas turmas tem média de idade de 50 anos.
Porém Michele lembrou que o objetivo é, à medida da flexibilização dos protocolos sanitários de distanciamento social e prevenção à pandemia, ir aumentando o número de participantes. “Por isso estamos recebendo inscrições dos interessados, independente da faixa etária, para participar das aulas. Temos uma fila de espera e nossa intenção é ampliar este serviço que promove a qualidade de vida da população”, destacou.
Será realizada também uma parceria com a Educação para promover atividades físicas para os alunos da rede municipal com a realização, por exemplo, de aulas de natação na piscina térmica. “Trabalhar a prevenção à saúde é fundamental e a retomada das atividades a partir de investimentos da Administração do prefeito Casagrande na piscina do município, foi essencial para contribuir com este processo”, frisou. A estrutura da piscina térmica que tem 9,5 metros por 3,5 metros está montada junto ao Centro Municipal de Saúde para atender a população nas demandas da saúde onde o tratamento seja indicado.
Academia
Depois de alguns meses com os serviços suspensos devido as restrições impostas por protocolos de prevenção ao Coronavírus, nesta semana, a academia pública municipal de Bozano voltou a funcionar sob a Coordenação de um educador físico contratado através de processo seletivo pelo Município. O espaço localizado no prédio anexo ao Ginásio Municipal de Esportes onde as pessoas interessadas poderão fazer atividades físicas, funcionará de segunda à sábado em horários previamente definidos.
O Prefeito Renato Casagrande saudou com satisfação a reabertura do espaço municipal para que as pessoas interessadas possam praticar atividades físicas. De acordo com ele, isso não ocorreu antes devido as imposições da pandemia. “Nossa intenção sempre foi proporcionar a comunidade interessada atividades que possam promover a qualidade de vida. A reabertura da Academia Pública Municipal é investimento em saúde e bem-estar da população”, destacou.
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Mônica Ceccato Tonel lembrou ainda que o Município também está retomando o projeto da escolinha de futebol para crianças e jovens com idade entre 7 e 16 anos. As inscrições dos interessados em participar da atividade estão sendo recebidas junto a Academia Pública Municipal com a estagiária Ana Paula Schimeling ou o professor Cláudio Person, educador físico contratado pelo município.
A ideia é ver qual a demanda que o município terá na escolinha de futebol para organizar os horários das atividades de treinamento. A Escolinha terá treinamentos ministrados aos sábados pelo professor Cláudio Person e nos demais dias ele ministrará aulas de hidroginástica na piscina térmica da Secretaria Municipal da Saúde. O espaço de atividades físicas monitoradas estava fechado desde o mês de março deste ano e nesta semana retomou as atividades.