Busca rápidaX

MANCHETES

Briga em partida de futebol causa tumulto com carros danificados e pessoas feridas, em Jóia

22 de julho de 2024

Uma confusão generalizada envolvendo jogadores, torcedores e dirigentes de dois clubes resultou em ferimentos em pelo menos três pessoas na tarde de ontem, 21, numa partida de futebol disputada na localidade de Rondinha, em Jóia.

Segundo relatos de uma das integrantes da equipe de arbitragem, aos 8 minutos do segundo tempo da partida entre São Pedro e Falabretti, após ser expulso pelo árbitro Fernando Marques, um atleta partiu para cima da bandeirinha número 1, Amanda Santos, reclamando da expulsão, e nesse momento, Kassiano Souza, de 27 anos, que era o assistente número 2, atravessou o campo para tentar ajudar a controlar o atleta, que o agrediu com um soco no rosto.

O trio de arbitragem já estava sendo pressionado pelos jogadores quando iniciaram as agressões físicas. Os assistentes de arbitragem, Kassiano Souza e Amanda Santos, foram xingados e hostilizados, porém o auxiliar nesta partida, Kassiano, natural de Ibirubá e vendedor de veículos em Cruz Alta, foi agredido com maior gravidade, sendo atingido por socos e chutes, caindo ao solo onde continuou recebendo pontapés.

Em imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver o momento em que o auxiliar cai ao solo e os quatro seguranças que realizavam a proteção da arbitragem aparecem tentando conter os agressores. Um dos jogadores também ficou ferido com maior gravidade e precisou ser socorrido.

Segundo o prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, a prefeitura contratou uma empresa privada para realizar a segurança por saber que a Brigada Militar não poderia estar presente devido ao baixo efetivo na cidade.

Ainda segundo informações o auxiliar de arbitragem, Kassiano, desmaiou e foi encaminhado através de um veículo da prefeitura para atendimento médico no Pronto Atendimento de Jóia. Não havia nenhuma ambulância no local devido ao município ter apenas uma em atividade, que precisa ficar no centro da cidade devido a logística.

No trajeto, sentido Interior – Centro, um funcionário público municipal, responsável pelo CMD, que conduzia o veículo, perdeu o controle, após um dos passageiros passar mal e saiu da pista, capotando às margens da rodovia.

No Pronto Atendimento de Jóia, os dois auxiliares de arbitragem e o jogador que também ficou ferido, foram socorridos e encaminhados através da ambulância para o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), onde foram atendidos e liberados após a realização de exames.

Segundo informações do local, populares seguiram com a briga generalizada pela cidade, causando mais tumulto, inclusive danos em pelo menos um veículo que estava em via pública, conforme mostram as imagens divulgadas.

Gilberto Paranhos de Souza, diretor da Associação de Árbitros de Cruz Alta (AIACA), divulgou um áudio em que atualiza o estado de saúde dos árbitros: “Sobre os fatos que aconteceram em Jóia, com o Kassiano e a Amanda, sobretudo, em função do acidente também. Já estamos saindo de Ijuí, ficamos aguardando até agora para o médico fazer a análise dos exames e tudo mais, e não foi constatado nada de mais grave. Qualquer eventualidade eles disseram que é para retornar aqui, mas deram medicação, e estamos retornando para Cruz Alta” salientou.

O prefeito Adriano Marangon de Lima, destacou que existem outras versões do fato, e que por não existir imagens do início da confusão não é possível determinar as causas, que devem ser investigadas através de registro de ocorrência na Polícia Civil.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí (Foto: Divulgação Redes Sociais)