Busca rápidaX

MANCHETES

Brigada Militar lança Operação Volta às Aulas com início do ano letivo em Ijuí

18 de fevereiro de 2026
Foto: Crystian Carniel/RPI

Com o retorno das aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 18, a Brigada Militar lançou, em Ijuí, a Operação Volta às Aulas. No município, 27 escolas estaduais retomaram as atividades. A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) também reiniciou o calendário acadêmico na mesma data, enquanto a rede municipal está prevista para começar o ano letivo na próxima segunda-feira, 23.

O ato de lançamento ocorreu às 10h, na Praça da República, em frente à Prefeitura de Ijuí, e foi conduzido pelo 29º Batalhão de Polícia Militar, com sede no município. Conforme o tenente-coronel Itamar Ferreira Walter, comandante do 29º BPM, a operação não ocorre apenas em Ijuí, sendo desenvolvida em toda a área de abrangência da unidade.

De acordo com o comandante, a ação prevê policiamento ostensivo junto às escolas, com atuação permanente ou por meio de patrulhamento, conforme critérios operacionais. O foco principal é a patrulha escolar, permitindo a familiarização dos policiais com as comunidades atendidas e o fortalecimento do vínculo com direções, professores e alunos.

Foram empregados Policiais Militares Residentes e efetivo do Programa Mais Efetivo, com orientações específicas para atuação nos locais onde residem e trabalham. O planejamento inclui, sempre que possível, a manutenção dos mesmos policiais nas atividades de patrulha escolar, com o objetivo de ampliar a integração com a comunidade.

A operação também prevê a intensificação da fiscalização no entorno das instituições de ensino e o apoio às equipes em campo. Estão programadas reuniões periódicas, a cada três meses, com educadores, além de encontros com alunos, pais e transportadores escolares, para tratar de demandas relacionadas à segurança pública e apresentar o planejamento operacional.

Entre as diretrizes apresentadas estão o desenvolvimento de palestras educativas, ações integradas com secretarias municipais, especialmente na área da saúde, levantamento de comunidades terapêuticas habilitadas e atividades de inteligência policial voltadas à identificação de situações de risco no ambiente escolar. Também está prevista a articulação para criação ou reativação dos Conselhos Municipais Antidrogas (Comad) e a operacionalização do Proerd – Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência.

A Brigada Militar informou que a Operação Volta às Aulas será executada ao longo de todo o ano letivo, com foco na atuação preventiva e na integração com a comunidade escolar.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí - Foto: Crystian Carniel/RPI
error: Conteúdo protegido!