No mês que marca a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, muitas ações estão sendo realizadas para chamar a atenção sobre este tema. Em Ijuí, o vereador César Busnello, PDT, apresentou projeto de lei que dispõe sobre a implantação do observatório municipal de informações da violência contra a mulher.
A matéria trata sobre a criação de uma ferramenta de mapeamento da violência contra a mulher, permitindo a identificação mais rápida e segura de eventuais alterações na sociedade sobre esse fenômeno, bem como, subsidiar políticas públicas de prevenção e enfrentamento a estes episódios.
Em entrevista na Rádio Progresso, Busnello disse que o objetivo é reunir dados municipais de violência contra a mulher a fim de garantir medidas eficazes e políticas públicas que busquem a conscientização e responsabilização dos autores, suporte às vítimas e prevenção de novas incidências.
Entre as medidas práticas constam, estimular a divulgação de informações e debate sobre questões críticas em relação à violência contra as mulheres no município de Ijuí; reunir análise sistemática de dados de violência contra a mulher; instituir plataforma de pesquisas, análises e intercâmbios entre os principais órgãos e instituições da área.
O projeto de lei foi encaminhado agora para as comissões da Câmara de Vereadores de Ijuí e depois de analisados todos os pontos, serão apreciados em plenário. Se aprovado, segue ao executivo.