O vereador César Busnello (PSB) novamente fez cobranças para que a Prefeitura foque em melhorias para a imagem da cidade de Ijuí. Se anteriormente ele havia cobrado a retirada de matagal que tomava conta de rótulas, desta vez o pedido foi para instalação de um programa de lixeiras.
“A nossa cidade não tem lixeiras. É só meia dúzia na praça. Esse é o papel do poder público. É dar o mínimo de condições pro cidadão colocar o seu lixo. Como vamos criar uma mentalidade no cidadão para preservar o meio ambiente. Isso é o mínimo que temos que ter. Cobrar do Executivo para fazer jus à frase da Capital Mundial das Etnias”, disse o vereador, afirmando ainda que a imagem de Ijuí está muito ruim pra quem vem de fora.
Neste contexto, o vereador apresentou um anteprojeto intitulado de “Adote uma Lixeira”. O programa consiste em o município estabelecer parcerias com empresas privadas, entidades sociais, ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, com direito a publicidade. Parágrafo único. As lixeiras poderão ser instaladas defronte ao estabelecimento do interessado ou em qualquer outro lugar de sua escolha.