O projeto que estabelece a securitização das dívidas dos agricultores brasileiros foi aprovado, ontem à noite, pela Câmara dos Deputados. Houve 346 votos favoráveis e 96 contrários. Agora a matéria precisa ser aprovada pelo Senado e, após, encaminhada ao governo federal que vai decidir se sanciona ou não.
A securitização estabelece prorrogação de pagamento dos débitos rurais por 20 anos, com juro de 1 a 3% ao ano, conforme enquadramento de cada produtor. O projeto impacta diretamente os agricultores do Rio Grande do Sul, que acumulam grande passivo financeiro, visto as últimas frustrações de safras, em razão de problemas climáticos.
Inclusive, desde 13 de maio, produtores gaúchos e lideranças realizam protestos em vários pontos do Estado para que a securitização seja colocada em prática. Amanhã, haverá agro tratoraço em Santiago. A chegada dos maquinários vai ocorrer às 9 horas no ginásio de esportes. Às 13 horas, os agricultores sairão com o tratoraço em direção à praça central de Santiago.