Em Sessão Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Ijuí, foi apreciado o Projeto de Lei nº 102/2024, de autoria do Legislativo, que iria conceder título de cidadania ao deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS), natural de Santo Cristo, e ao médico Adair Gomes dos Reis. A proposição foi reprovada.
O vereador Beto Noronha (PT), que indicou o nome de Bohn Gass, lamentou a reprovação do projeto durante o uso da tribuna. Ele salientou as contribuições do deputado em relação às obras das paralelas da BR-285, ao reconhecimento do curso de Medicina da Unijuí pelo Ministério da Educação (MEC) e às diversas emendas parlamentares destinadas especialmente à saúde do município. Também ressaltou que Bohn Gass foi o deputado federal mais votado em Ijuí nas eleições de 2022.
Já o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) da Câmara, vereador Matheus Pompeo (PDT), que deliberou parecer negativo ao projeto, afirmou que a decisão não é pessoal ou partidária, uma vez que o título de Cidadão Ijuiense deve ser concedido a pessoas que, apesar de não terem nascido no município, escolheram Ijuí como morada. Segundo Matheus Pompeo, são necessários laços mais profundos, sejam sanguíneos, sociais ou de convívio no município, para conceder o título de cidadania.