Câmaras de Vereadores de municípios integrantes da Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAM) concluíram, ao longo de dezembro, os processos legislativos de eleição das Mesas Diretoras que irão conduzir os trabalhos parlamentares em 2026. As escolhas ocorreram em sessões ordinárias, conforme os regimentos internos de cada casa, e os presidentes eleitos assumem os respectivos cargos nos próximos dias.
Em Ajuricaba, a eleição foi realizada na noite do dia 22, com a definição de Milton Stephanini (PDT) como presidente. A Mesa Diretora também é composta por Leonildo Heck (MDB) como vice-presidente, Clarice Otonelli (MDB) como primeira secretária e Nardeli Hude (PP) como segundo secretário.
Em Augusto Pestana, a Mesa Diretora foi escolhida na sessão do dia 15 de dezembro. Renato Dornel de Assunção (PL) foi eleito presidente, tendo Rosane Beck Mainardi (PP) como vice-presidente, André Henrique Kerber (PP) como primeiro secretário e Luís Carlos Kleinert (MDB) como segundo secretário.
No município de Bozano, durante sessão ordinária realizada em 22 de dezembro, o vereador Maurício Vianna (PL) foi eleito presidente da Câmara para 2026. A Mesa Diretora é formada ainda por Micheli Sandri (PDT) na vice-presidência, Sandra Ceccato (PL) como secretária e Marcos Sandri (PDT) como suplente. A chapa vencedora obteve cinco votos.
Em Catuípe, a definição ocorreu em sessão ordinária no dia 9 de dezembro, com duas chapas inscritas. Por cinco votos a quatro, foi eleita a Mesa Diretora liderada por Vilmar Fucilini (PDT), que assume a presidência em 2026. Wilson Ribeiro (PDT) foi escolhido vice-presidente e Joabel Zimermann (PDT) secretário.
Na Câmara de Condor, a Mesa Diretora para o exercício de 2026 foi eleita na última sessão ordinária de 2025. O vereador Jeferson Fritsch (MDB) foi escolhido presidente, com Catlen Lautert de Oliveira (PP) como vice-presidente, Rodrigo Schindler (PL) como segundo vice-presidente e Clair Barcelos (PP) como primeira secretária.
Em Coronel Barros, Lucas Jair Wottrich (PDT) foi eleito presidente da Câmara para 2026. A Mesa Diretora é composta ainda por Cristiana dos Santos Arnt (União Brasil) na vice-presidência e César Signorini Becker (PP) como secretário.
Em Ijuí, a eleição da Mesa Diretora ocorreu na noite do dia 29 de dezembro, com Gilmar Bischoff (PSD) eleito presidente após votação em plenário. A composição inclui Giovani Borba (PL) como primeiro vice-presidente, Eliezer Luginski (PP) como segundo vice-presidente, Rudimar Scheren (PT) como primeiro secretário e Almiro Fortes (PL) como segundo secretário.
No município de Jóia, a Mesa Diretora eleita para 2026 tem Lucimar Muner de Aguiar, conhecido como Nico Fretes (PDT), na presidência. Vanderlei de Oliveira do Amaral (Progressistas) ocupa a vice-presidência, José Lucas da Silva (Progressistas) a primeira secretaria e Adenilson de Souza (PT) a segunda secretaria.
Em Nova Ramada, a presidência da Câmara para o biênio 2025-2026 permanece com Eliseu Mafalda (União Brasil), eleito anteriormente para o período. A Mesa Diretora segue composta conforme a definição do início do biênio, abrangendo também o exercício de 2026.
Na Câmara de Panambi, a Mesa Diretora para 2026 foi definida na última sessão do ano, realizada em 22 de dezembro. O vereador Serchaple (PDT) foi eleito presidente, com Rochinha (PP) como vice-presidente, Maristela (MDB) como primeira secretária e Édson Trentine (PL) como segundo secretário.
Em Pejuçara, a Mesa Diretora eleita em sessão legislativa definiu Cezar Augusto Linassi (PP) como presidente da Câmara em 2026. Bruno Lorenzoni (PP) assume a vice-presidência, Lucas Vieira de Camargo (MDB) a primeira secretaria e Márcio Taciano Tonel (MDB) a segunda secretaria.
Com as eleições concluídas, as novas Mesas Diretoras passam a se organizar para a posse e para a condução dos trabalhos legislativos ao longo de 2026, incluindo a gestão administrativa das casas, a definição de pautas e a coordenação das atividades parlamentares nos municípios da AMUPLAM.
menu
ao vivo

login