Busca rápidaX

Caminhoneiro de Ijuí com 19 anos na estrada relata os desafios da profissão

25 de julho de 2025

Há 19 anos na estrada, o caminhoneiro de Ijuí, Evandro Barbosa, falou na Rádio Progresso sobre o dia a dia transportando produtos pelo Brasil e outros países do Mercosul. Disse que atua com transporte no Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.

No dia do colono e motorista, fez um relato do que vive na estrada realizando este trabalho. Para o Chile são transportados produtos alimentícios, como carne e derivados. Citou que no verão o país é muito seco e quente, mas no inverno muito frio, com temperaturas abaixo de zero.

Nas viagens do Chile ao Brasil, os principais produtos transportados são frutas cítricas e salmão. Lembrou que neste período os motoristas tem muitas dificuldades com relação ao clima. Contou que no sul do Chile, as temperaturas chegam até 20 graus abaixo de zero. Com isto, muitas vezes as estradas são interrompidas em função da neve que atinge de forma intensa, principalmente no alto das cordilheiras.

Evandro relatou que no Brasil, o motorista tem falta de segurança nas estradas, enfrentando muitas vezes assaltos, quando está em viagens. Explicou que já conviveu com esta situação em SP, quando seus colegas de profissão foram assaltados em sua frente.

Sobre os pontos positivos da estrada, apesar de ficar muito tempo longe da família, observou que ainda é uma profissão que garante vencimentos satisfatórios.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!