Com algumas modificações e novidades na estrutura, o Caminhos do Agro vai ter várias atividades durante a Expofest Ijuí, que vai acontecer de quinta-feira, dia 9, até 19 de outubro, no parque Wanderley Burmann. Segundo o vice-presidente de agronegócio da Expofest e gerente do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Fábio Pasqualoto, onde funcionava o parque de diversões foi construída uma casa e um espaço para palestras, oficinas, demonstrações, dentre outras atividades. Ali vai funcionar o Campo Rural, um dos segmentos do Caminhos do Agro.
Os visitantes da Expofest poderão conferir, por exemplo, oficinas sobre leite a pasto, ovinocultura, oliveiras, solos, fruticultura e piscicultura. O Campo Rural também vai apresentar estações de trigo, cevada, triticale, linhaça, aveia e azevém para pastagem, capim sudão, milho, ainda culturas alternativas. Diante disso, o espaço vai ter lançamento de cultivares para que os agricultores possam conferir novidades. Ontem, às 6 horas e 30 minutos, no programa Progresso Rural da RPI, Fábio Pasqualoto concedeu entrevista para detalhar as diferentes ações da área agrícola da Expofest. Ele ressaltou, também a participação de animais. (Abaixo, áudio Fábio).
O Caminhos do Agro da Expofest Ijuí desse ano ainda vai ter a presença de cavalos crioulos, no primeiro fim de semana da feira, e cavalos quarto de milha, no segundo e último fim de semana, com leilão e provas desses animais. No Progresso Rural, ontem pela manhã, Fábio Pasqualoto também enfocou a realização do Milk Summit Brazil, dias 14 e 15 de outubro, no palco das etnias. Vai ser momento de discutir temas sobre todos os setores da cadeia produtiva do leite, ou seja, com relação a produtores, empresas, indústrias e os consumidores. O Milk Summit Brazil vai contar com palestrantes de âmbito nacional. (Abaixo, áudio Fábio).
Outros eventos técnicos do Caminhos do Agro da Expofest Ijuí serão, por exemplo, o seminário regional de irrigação, dia 16, à tarde; e fórum do agronegócio, dia 17. Ainda destaque para o pavilhão das agroindústrias, que nesta Expofest volta para o prédio nas imediações das casas Agro e Italiana. Ano passado funcionou ao lado da Casa Alemã. Com a alteração de local, haverá maior presença de expositores, ou seja, serão 50 agroindústrias. Em 2024 foram 34. O pavilhão das agroindústrias também vai ter a cozinha étnica, com a produção de pratos relacionados às etnias ijuienses.
Abaixo, confira a entrevista com Fábio Pasqualoto: