A Rádio Progresso de Ijuí terminou, hoje pela manhã, a série de entrevistas com candidatos a prefeito e vice, visto as eleições de 6 de outubro. Nesta manhã participaram da programação os postulantes ao Executivo de Ijuí.
O candidato a prefeito pelo PT, Beto Noronha, no que se refere a pauta meio ambiente, criticou a atual administração pelo fechamento do centro de controle de zoonose, espaço que existia em Ijuí destinado ao cuidado de animais. Se eleito, promete dar mais atenção a causa animal, mantendo um dialogo constante com as ONGs, visto a importância dos protetores dos animais que, segundo ele, acabam fazendo um trabalho que seria de responsabilidade do município.
Também citou que se eleito vai criar a Secretaria da Mulher, para atuar em conjunto com outros setores do governo e da sociedade, valorizando a atuação da mulher e trabalhando no combate ao feminicídio e violência contra a mulher, através do incentivo de politicas publicas sobre o tema.
No que diz respeito à educação, Beto Noronha enfatizou a importância de garantir o pagamento do piso do magistério e valorizar todos os profissionais, independente da área de atuação. Também promete um olhar mais amplo para a educação especial, oferecendo mais suporte, equipe multidisciplinar e mais investimentos.
Ele também citou a importância de não terceirizar serviços da educação o que, segundo ele, está acontecendo com a atual administração. Além disso, Beto Noronha afirma que se eleito vai atuar com mais respeito aos produtores rurais que trabalham na agricultura familiar, começando pela manutenção das estradas, a fim de garantir condições para que os agricultores possam transportar suas produções até a cidade.
Também garantiu que uma de suas prioridades será a reabertura dos atendimentos de saúde à população do interior. No meio ambiente, promete trabalhar mais a questão da conscientização e da educação ambiental, além de retomar um antigo projeto, chamado “porta a porta”, que incentiva a correta separação do lixo já que, segundo ele, a atual gestão não tem nenhum projeto voltado a educação ambiental.
No que se refere a saúde, uma das prioridades do candidato petista será ampliar as equipes de atendimento nas Unidades de Saúde bem como aumentar a quantidade de UBS. Inclusive, promete abrir uma unidade de saúde no bairro Mundstok, atendendo as demandas daquela população.