O projeto “CAO na Estrada”, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), chega nesta semana a três novos municípios: Ijuí, São Borja e Santiago. O objetivo do evento, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), é capacitar a rede de proteção à mulher em todo o Estado.
Realizado desde 2023, esta etapa do projeto conta com palestra da coordenadora do CAOEVCM e coordenadora-geral do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEPEVID), promotora de Justiça Ivana Battaglin, que abordará a atuação em rede com perspectiva de gênero para a proteção dos direitos das mulheres; e a advogada com foco em atendimento dos direitos das mulheres e sócia da Escola Brasileira de Direitos das Mulheres (EBDM), Gabriela Ribeiro de Souza, que falará sobre o enfrentamento à violência contra a mulher a partir da aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. Também estarão presentes os promotores de Justiça que atuam na área nas regiões em que ocorrem os eventos.
“Convidamos todos a participarem dessa discussão tão importante nos dias atuais, já que temos índices cada vez mais alarmantes de violência contra a mulher e precisamos estar unidos em rede para esse enfrentamento”, destaca Ivana Battaglin.
IJUÍ
Em Ijuí, o evento será nesta terça-feira, 15 de outubro, no Auditório do Centro de Eventos da Unijuí (Rua do Comércio, 3000), das 9h às 16h30, com a presença da promotora de Justiça Diolinda Kurrle Hannusch e participação de profissionais das redes de Ajuricaba, Bozano, Coronel Barros e Nova Ramada, Augusto Pestana, Jóia, Catuípe, Santo Augusto, Chiapetta, Inhacorá, São Martinho, São Valério do Sul, Três Passos, Bom Progresso, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Campo Novo, Braga e Sede Nova.
SÃO BORJA
A capacitação em São Borja acontecerá no dia 16 de outubro, quarta-feira, no auditório da Promotoria de Justiça (Rua Aparício Mariense, 1715), das 9h às 16h30, com a participação do promotor de Justiça Valmor Júnior Cella Plazza.
SANTIAGO
Por fim, no dia 17 de outubro, quinta-feira, será a vez de Santiago. A capacitação acontecerá das 9h às 16h30 no Auditório do Colégio Estadual Cristóvão Pereira (Rua Barão do Rio Branco, 105) e contará com a participação dos promotores de Justiça Gabriel Antônio de Moraes Vieira e Cristine Zottmann e de profissionais que atuam junto às redes de Capão do Cipó, Itacurubi e Unistalda, Jaguari, Nova Esperança do Sul.