A Brigada Militar de Ijuí intensifica os trabalhos nos 08 municípios de atuação do 29o BPM com várias ações das patrulhas. Segundo o comandante da 1a e 2a companhia, Capitão Henrique Callegaro, o patrulhamento é realizado de forma intensa tanto na cidade quanto no interior destas localidades.
Explicou que a 1a companhia atende aos municípios de Catuipe, Nova Ramada, Bozano, Augusto Pestana, Joia, Coronel Barros e Ajuricaba. A 2a companhia atua em Ijuí com as patrulhas Maria da Penha, policiamento comunitário, Proerd, Rocam, Força Tática e policiamento ostensivo.
Na região há também um policiamento pelas comunidades do interior, com patrulhas rurais em Joia, Augusto Pestana e Ajuricaba. Em Ijuí a Força Tática atende também nas comunidades do interior, quando houver esta necessidade.
Para as localidades do interior, mais distantes da sede do município, o capitão explica que sempre há dois policiais trabalhando para atender estas demandas. Frisou que não há uma patrulha rural atuando de forma efetiva em Ijuí, mas quando ocorrer algum fato, o policiamento urbano se desloca para atender os registros.
O capitão comentou ainda que há uma certa limitação de efetivo na Brigada Militar, por isso, há esta dificuldade de atuar de forma permanente no interior de Ijuí. No entanto, o atendimento é feito de forma pontual, recebendo as informações da população pelos canais oficias da BM. Sobre a ocorrência registrada nos últimos dias em uma localidade do interior de Ijuí, onde uma família foi assaltada, a Brigada Militar realizou uma prisão em Cruz Alta, de suspeitos do referido crime.
Ciou que os maiores índices de criminalidade estão na área urbana, principalmente com casos de tráfico de entorpecentes ou furtos ligados a estas situações. Callegaro disse que a atuação tem sido sempre de forma preventiva, contando com a apoio do setor de inteligência e participação da comunidade através de denúncias.
Em média são cerca de 03 a 04 ocorrências ligados ao tráfico de drogas em Ijuí. Desta forma, a Brigada Militar tem atuado de forma intensa para prevenir e combater estes fatos ligados a drogas e armamento.
No final de semana ocorreu a operação “fecha quartel”, que foi utilizado com participação de todo efetivo que atua na parte administrativa, para atuar também nas ruas. O objetivo é aumentar a visibilidade da segurança e ações preventivas, com mais viaturas nas ruas em barreiras policiais com mais abordagens, evitando assim que estes crimes aconteçam.
Sobre as câmeras de monitoramento na cidade, o Capitão Callegaro disse que tem sido importante para identificar certos delitos. Citou que no verão, principalmente, ocorreram muitas ocorrências de perturbação de sossego na Rua do Comércio principalmente, quando a juventude sai mais para os bares em funcionamento no local.
Com relação as motocicletas com escapamento adulterado, a Brigada Militar intensificou a fiscalização através da Rocam- Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, para reduzir este tipo de ocorrências.