Busca rápidaX

MANCHETES

CAPS AD II do Hospital Bom Pastor inaugura nova identidade visual

12 de dezembro de 2025

O CAPS AD II do Hospital Bom Pastor lançou a sua nova identidade visual e agora se chama CAPS do Bosque. O projeto foi desenvolvido a partir da necessidade de criar uma nova identidade visual, que posicionasse o serviço na comunidade de uma forma mais acolhedora, diferenciada e única.

A fachada do local foi totalmente renovada e o momento de inauguração contou com a participação dos usuários e das famílias, colaboradores, diretoria voluntária e representantes da agência Gimmick, responsáveis pela criação. Também estavam presentes o secretário municipal de saúde Márcio Strassburger, a coordenadora da RAPS Márcia Baiocchi, a secretária de assistência social Andreia Amorim, representantes do Museu Antropológico Diretor Pestana, Casa Ama,  Cerest, CAPS Colmeia, da UFSM Campos de Palmeiras das Missões e o presidente do bairro São Geraldo.

A nova logomarca traz uma mensagem afetiva, humanizada e harmonizada com a arquitetura e cores do Hospital, bem como com a natureza em volta. “O símbolo do feijão em processo de germinação, segundo nossas pesquisas representa, em diversas culturas, um forte simbolismo de renovação, esperança, crescimento e prosperidade. O processo, onde a semente inerte e de casca dura se transforma em uma planta, um alimento para outros, representando também o ciclo da vida e a capacidade de superar desafios em situações adversas”, ressaltou em sua apresentação o diretor de criação da Gimmick, Marco Antônio Arriens.

A coordenadora do CAPS, Lidiane Dalla Nora, destaca que a marca vem para representar a relação viva entre o Bosque e cada usuário que passam pelo serviço. “A semente que aparece no símbolo traz consigo a ideia de acolhimento, germinação e crescimento, afinal, acreditamos que a pessoa, quando acolhida, cuidada e reconhecida como sujeito, pode germinar novamente, mesmo após um longo período de sofrimento ou uso problemático de substâncias. Este novo símbolo não foi criado ao acaso. Ele é fruto de um ato coletivo, construído junto aos pacientes e profissionais, e nasce com um significado profundo sobre quem somos, o que fazemos e o que acreditamos. O germinar no CAPS é isso, a possibilidade de reencontrar um lugar de pertencimento, de reconstrução e de existência digna. Aqui, ninguém é reduzido à sua dor ou ao seu diagnóstico. Aqui, todos são vistos como pessoas que podem florescer dentro e fora da instituição, retomando sua história e seus caminhos”.

Hoje, o Caps do Bosque possui em média 550 pacientes ativos. O serviço tem uma equipe multiprofissional que discute os casos diariamente, visando o melhor para cada usuário.

A diretora executiva, Rosane Schiavo, agradeceu a presença de todos e reconheceu o excelente trabalho realizado pela equipe, que demonstra afeto, cuidado e inclusão de cada usuário no dia a dia do CAPS. “Estimulam o protagonismo, a resiliência e a superação. Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido na área de Saúde Mental do Hospital”.

Fonte: Hospital Bom Pastor