A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta vai estar hoje à tarde em Ijuí. A programação vai acontecer no centro de eventos da Unijuí, com início às 14 horas. Haverá palestras sobre a agropecuária Gehrcke, de Augusto Pestana, como exemplo de sucesso do sistema silvipastoril, ainda experiência da Emater nas regiões Fronteira Noroeste e Missões.
Também palestras referentes a conceitos e ações para aumentar a estabilidade de sistemas Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, estratégias de manejo em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, ainda como produzir mais e ganhar mais dinheiro com o mesmo sistema. O evento vai ser aberto a toda comunidade e sem custos.
A denominada Caravana ILPF é um projeto da Rede ILPF em parceria com a Embrapa, com objetivo de disseminar os sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta em diversas regiões do Brasil, como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária.
A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, ainda sequestro de carbono pelo solo e biomassa. Os sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta são definidos como forma de uso e manejo da terra, onde árvores ou arbustos são utilizados junto com as culturas agrícolas e produção de forragens para produção animal.
Na região de Ijuí, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta se insere, especialmente, para produção de gado de leite e corte. Em função do conforto ambiental proporcionado pelas árvores nas pastagens, a produção de leite pode aumentar em até 20%.