Busca rápidaX

MANCHETES

Cartório Eleitoral de Ijuí alerta sobre prazos e suspensão de atendimento devido a feriado

10 de abril de 2025

O Cartório Eleitoral de Ijuí divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 10, sobre o funcionamento da unidade na próxima semana e orientações aos eleitores da região. A unidade, que também atende os municípios de Ajuricaba, Bozano, Catuípe, Coronel Barros e Nova Ramada, informa que o atendimento ao público ocorrerá somente na segunda-feira (14) e na terça-feira (14). A partir de quarta-feira (16), o expediente será suspenso em virtude de feriado na Justiça Federal.

A chefe do cartório, Sônia Heincke, reforça a necessidade de atenção, especialmente para os cidadãos que fizeram solicitação do título de eleitor via internet, por meio do sistema Título Net. O eleitor tem até 30 dias após o envio do requerimento para comparecer presencialmente ao cartório e finalizar o processo. Caso esse prazo expire durante o período de feriado, o requerimento é automaticamente cancelado, exigindo novo pedido.

Outro alerta importante é direcionado aos eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas. Nesses casos, o título pode ser cancelado. Para evitar a perda do documento, é preciso comparecer ao cartório o quanto antes, regularizar a situação e quitar possíveis multas.

Para todos os atendimentos, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência em nome do eleitor ou de familiar próximo. O cartório também está disponível para esclarecer dúvidas por meio do WhatsApp institucional.

A Justiça Eleitoral orienta que os cidadãos não deixem para a última hora e aproveitem os dias úteis antes do feriado para resolver pendências e garantir o pleno exercício do direito ao voto.


Se quiser, posso adaptar esse conteúdo para rádio, redes sociais, ou fazer uma versão mais curta. Deseja algum desses formatos também?

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!