Esta é a semana decisiva das eleições municipais deste ano, cuja votação vai acontecer domingo, 6 de outubro. A campanha eleitoral em rádio e TV vai terminar quinta-feira. Já a distribuição de santinhos e demais materiais informativos de candidatos a prefeito, vice e vereadores, além de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som, podem ser feitas até as 22 horas de sábado. Após, essas ações serão consideradas ilegais. Domingo, não vai ser permitida campanha, caso contrário, vai se configurar em boca de urna.
As pessoas poderão votar, por exemplo, com uso de camiseta, adesivo, botton ou bandeira, porém, numa manifestação silenciosa, sem pedir votos. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a chefe do Cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Sônia Heinke, disse que no caso de bandeira, o eleitor até poderá entrar com o material no local da votação, mas não abrir a bandeira.
Ela pediu que as assessorias jurídicas de partidas e coligações fiquem atentas aos detalhes deste encerramento de campanha, pois existem datas diversas para diferentes manifestações, também para reuniões. Inclusive, solicitou cuidado especial com a internet e redes sociais, até porque domingo, dia do pleito, não poderão ser postadas novas informações de candidatos ou siglas.
Sônia Heinke alertou que ninguém pode ser coagido a votar em determinado candidato, mas também se o eleitor vender o voto vai ser punido. No caso da 23ª Zona Eleitoral, que abrange Ijuí, Bozano, Nova Ramada, Ajuricaba, Catuípe e Coronel Barros, ela observou que até agora não ocorreu nenhum pedido de resposta referente à campanha eleitoral em rádio. Nos últimos 13 anos, é a primeira vez que Sônia Heinke constata essa situação. No entanto, enfatizou que através do aplicativo Pardal há muitas denúncias de propaganda eleitoral irregular, principalmente colocação de cartazes em locais proibidos. Em imóveis, esses materiais precisam ser fixados apenas em janelas e não em muros ou outros locais.
Fiscais e organização das urnas
Os partidos têm até sexta-feira para informar, na Justiça Eleitoral, os nomes dos fiscais e delegados que irão acompanhar a votação, domingo, nas seções e, após, a apuração dos votos. Por outro lado, Sônia Heinke disse que já foram colocadas, nas urnas eletrônicas, as mídias com os nomes, números e fotos dos candidatos, referente aos seis municípios da Zona Eleitoral de Ijuí, além de dados dos eleitores, ou seja, os equipamentos já estão prontos.
No momento, uma das ações do Cartório Eleitoral é a organização das sacolas com materiais para o dia da votação, por exemplo, os cadernos de votação. Isso destinado para mesários e demais pessoas que irão trabalhar no pleito. A distribuição das urnas para as seções, na 23ª Zona Eleitoral, vai ocorrer sábado, com início às 7 horas. A previsão é que o repasse seja concluído até as 13 horas. Os presidentes de prédio e das seções terão que estar nos locais para recebimento e testagem das urnas.
Urna penitenciária de Ijuí
Após muitos anos, a penitenciária de Ijuí vai voltar a ter uma urna para votação. Cerca de 29 detentos já manifestaram interesse em votar no pleito de domingo. Referente a presos, o voto é liberado, apenas, para quem ainda não foi julgado e condenado.
Resultados
Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Sônia Heinke ressaltou que até as 19 e 30 ou 20 horas de domingo, a 23ª Zona Eleitoral de Ijuí pretende ter os resultados de todos os seis municípios, referente aos prefeitos, vices e vereadores eleitos. A votação vai ser das 8 às 17 horas. Assim que for concluída a votação, os responsáveis pelas seções levarão os materiais com o resultado do pleito no estacionamento do Fórum de Ijuí. De lá, serão encaminhados para o Cartório, que fica em frente ao Judiciário.