O Cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, deverá publicar hoje ou amanhã o edital com os nomes dos mesários para trabalhar nas eleições de outubro deste ano, quando vão ser escolhidos o Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.
Após o edital, haverá homologação por parte do Juiz Eleitoral, Eduardo Giovelli, para posterior impressão de cartas de convocação. Terça-feira houve a cerimônia oficial de nomeação desses mesários, que foi o primeiro passo de todo o processo.
A tendência é que a partir do próximo final de semana as cartas comecem a ser distribuídas para os convocados. Na cidade de Ijuí, o repasse vai ter o auxílio dos Correios. Também vai ser possível comparecer no Cartório. Já os mesários residentes no interior ijuiense terão que buscar as cartas no Cartório ou ter apoio de algum morador da respectiva comunidade.
Nos municípios de Ajuricaba, Nova Ramada, Bozano, Coronel Barros e Catuípe, também de abrangência da Zona Eleitoral de Ijuí, o repasse das cartas de convocação deverá ter auxílio de funcionários das prefeituras.
Após receber a convocação, a pessoa tem cinco dias para informar que não pretende trabalhar nas eleições, caso possuir algum problema, como questões de saúde. O treinamento dos mesários da 23ª Zona Eleitoral de Ijuí vai ocorrer em setembro.
Zona Eleitoral de Augusto Pestana
Na área da 155ª Zona Eleitoral, com sede em Augusto Pestana, a cerimonia de nomeação dos mesários aconteceu ontem à tarde. Agora o Cartório Eleitoral envia o edital com os nomes dos mesários para o Juiz, Tomás Silveira Martins Hartmann, para homologação. Possivelmente na semana que vem vai começar o encaminhamento das convocações aos nomeados, que compreendem os municípios de Augusto Pestana e Jóia.