O local de nascimento do escritor Erico Verissimo, completa hoje, 19, cinquenta e cinco anos de inauguração.
Em 1968 a Prefeitura de Cruz Alta comprou o prédio, que é um dos mais antigos da cidade, construído em 1883, com o objetivo de fazer um museu em homenagem ao ilustre escritor Erico Verissimo.
No dia 19 de janeiro de 1969, a administração municipal realizou a inauguração. Em 1984 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
Informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, são de que todos os anos, Casa Museu recebe mais de dois mil visitantes, advindos de diferentes regiões do Mundo.
No Museu, podem ser encontrados vários objetos que pertenciam ao escritos, como a sua primeira máquina de escrever, alguns de seus documentos, cadernos com anotações e fotos.
UM DOS MAIS IMPORTANTE PONTOS TURÍSTICOS
Considerando a importância do escritor Erico Veríssimo, responsável por difundir Cruz Alta mundialmente, a Casa Museu é um dos mais importantes pontos turísticos do estado. E tal importância, foi confirmada através da inclusão do município no Roteiro Turístico das Missões, em que os turistas visitam o Museu, bem como a Praça Erico Veríssimo, onde se encontra a estátua em homenagem ao escritor, seguindo o roteiro para as Missões.
COMO VISITAR
Para ter acesso a todas essas memórias basta ir ao museu, em um dia de semana, nos horários de visitação. O local é aberto diariamente das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30. Porém, grupos com mais de 10 integrantes precisam agendar visita, já que o limite é de 20 pessoas por vez.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta