Busca rápidaX

MANCHETES

Caso de febre amarela em bugio nas Missões ascende alerta sobre vacinação em humanos

8 de agosto de 2023

A secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou um caso de febre amarela, identificada em um macaco bugio, localizado em Santo Antônio das Missões. O animal foi encontrado já morto, em área de mata. É a segunda ocorrência em primatas no Estado neste ano. Autoridades de saúde vão realizar, em Santo Antônio das Missões, investigação no local em que o macaco foi encontrado, a fim de procurar animais vivos ou mortos e fazer verificação do status vacinal da população humana que vive no entorno.

O macaco bugio não transmite a febre amarela e é apenas hospedeiro. Com isso, o animal pode indicar onde existe a doença. Os transmissores da patologia são os mosquitos haemagogus, sabethes e aedes aegypti.

A responsável pelo segmento de vacinação da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Patrícia Hildebrandt dos Santos, disse que a vacina contra febre amarela está disponível no cronograma de rotina em todas as salas de imunização dos ambulatórios pelo SUS. O esquema é de duas doses para crianças ou dose única para maiores de 5 anos, caso não tenham sido vacinados quando pequenos. Em Ijuí, o medicamento contra a febre amarela é disponibilizada às quintas-feiras.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí