O número de crianças entre zero e 10 anos e jovens entre 11 e 20 anos contaminados pela Covid-19 em Santo Ângelo aumentou vertiginosamente nas últimas semanas. Isso fez com que o comitê municipal para o Coronavírus orientasse a cidade em adiar a retomada presencial das aulas em todos os níveis, o que foi prontamente acatado pela administração municipal.
Conforme a coordenadora deste comitê, Daniana Pompeo os casos novos entre jovens subiu 87,5% em comparação com os números do mês de Abril. Daniana disse ainda que esse público tem procurado mais o atendimento hospitalar. Uma das causas do aumento deste índice é a variante P1 que já deve circular na capital missioneira. “Enviamos amostras ao laboratório para que se confirme a infecção por essa nova cepa, porém essa é uma situação dada como certa pelo comitê”, destacou a coordenadora.
O vírus P1 já foi confirmado em São Luiz Gonzaga e São Borja aumentando também os atendimentos hospitalares.
Com relação as crianças, entre zero e 10 anos, Daniana disse que foram constatados 40 casos novos em Maio o que mostra um acréscimo de 11,42% na comparação com o mês anterior. Nos hospitais a situação é crítica, sendo que os leitos clínicos registram 114% de ocupação neste momento.
Daniana Pompeo destacou ainda que a cidade de Santo Ângelo registrou óbitos de pacientes jovens e sem comorbidades fato que eleva ainda mais o índice de preocupação da região com a proteção deste público.