O programa Rádio Ligado trouxe na manhã desta terça-feira, 21, uma entrevista com o coordenador da rede de urgência e emergência de Ijuí, Tiago Zientarski. Sendo a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realiza cerca de 200 atendimentos por dia, média que vem se repetindo no feriado de Carnaval.
Zientarski chamou a atenção para o aumento de casos de acidentes domésticos e relacionados ao consumo em excesso de bebida alcoólica. “Sempre temos, rotineiramente, nos finais de semana e nos feriados prolongados, pessoas que procuram atendimento por estarem alcoolizadas ou com ressaca. Também temos que casos que algumas pessoas resolvem fazer algum serviço e acabam se machucando”, revelou.
No entanto, no período de carnaval a situação que mais chamou a atenção foi o aumento de casos de diarreia em Ijuí. “Foram 40 atendimentos presumível de infecção gastrointestinal e grande parte dos casos provenientes do mesmo local. Reforçamos os cuidados com a higiene e a boa conservação dos alimentos, principalmente pessoas que estão fora de casa, onde tem mais concentração de pessoas e menos infraestrutura. Quando há mais gente juntos precisamos ter cuidado para evitar a infecção”, solicitou.
Cerca de 100 pessoas atuam na UPA e de 25 a 30 pessoas que trabalham no Samu. A UPA atende desde as pequenas suturas até problemas mais graves como avaliações pré-cirúrgicas e pacientes com paradas cardiorrespiratórias. Todo o período diurno possui o atendimento de três médicos. Durante a madrugada são dois plantonistas, além de toda a equipe de saúde.