Busca rápidaX


MANCHETES

Casos de virose, sintomas de dengue e Covid resultam em reabertura do Corujão, afirma secretário de Saúde de Ijuí

20 de março de 2023

O secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassuburger, disse em entrevista à Rádio Progresso nessa tarde (20) que nos últimos dias as Unidades de Saúde e a UPA 24h vem registrando um aumento na procura por atendimento por parte de pessoas apresentando doenças diarreicas, o que compõe um quadro de virose.

Além disso, desde o inicio de março a demanda por atendimento aumentou de forma significativa nos locais mencionados e os profissionais buscavam identificar quais eram as principais queixas dos pacientes. Segundo Strassuburger, diferente da época da Covid, quando as pessoas apresentavam sintomas exclusivos da doença, agora os pacientes manifestam quadros variados, alguns com sintomas de dengue, outros com sintomas respiratórios e alguns casos Covid. Por isso, a partir de hoje, casos não urgentes devem se dirigir ao Corujão da Saúde, situado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, das 18h ás 21h.

“É importante lembrar que esse atendimento é destinado aos casos menos graves, àqueles que são classificados como não urgentes na UPA e acabam aguardando um tempo maior pelo atendimento” afirma o secretário. A ideia, segundo Márcio, é manter o local aberto por duas semanas, para depois reavaliar a necessidade de manter o trabalho.

No corujão, duas equipes vão atuar, composta por dois médicos, duas enfermeiras, além dos técnicos de enfermagem, farmácia e recepção. Apesar do aumento de casos de notificados e confirmados de dengue, que hoje registra 98 pessoas com diagnóstico positivo em Ijuí, a situação não reflete nas internações em hospitais de Ijuí, segundo o secretário de Saúde. Ele mais uma vez pediu a colaboração da comunidade no que se refere aos cuidados com a dengue, demonstrando preocupação com o cenário atual. 

Fonte: RPI / Foto: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/