O grupo de cavalarianos da 9ª Região Tradicionalista, que se desloca de Alegrete com a chama crioula para a Semana Farroupilha, transitou hoje pela manhã até a Fepagro, em Tupanciretã. O coordenador do grupo, Élio Soares, disse que agora o grupo fica no mencionado local até quinta-feira, visto necessidade de recuperação dos equinos.
Quinta-feira pela manhã o percurso vai ser retomado. Nesse ano, a geração da chama crioula aconteceu em Alegrete. Em 2024, a chama crioula para os festejos farroupilhas, dentre os 22 municípios da 9ª Região Tradicionalista, vai ficar em Panambi, após chegar de Alegrete, nesse próximo domingo. No dia 8 de setembro, na Cidade das Máquinas, haverá distribuição da centelha farroupilha para os municípios da 9ª Região Tradicionalista.
De Ijuí vão estar em Panambi em torno de 60 tradicionalistas que se deslocarão de volta para a Colmeia do Trabalho em cavalgada. A centelha crioula, em Ijuí, ficará no Grupo de Folclore Fogo de Chão, do bairro Assis Brasil, até 13 de setembro quando, no final da tarde, será transportada para a Praça da República para abertura da Semana Farroupilha.