Busca rápidaX

MANCHETES

Censo do IBGE é bem recebido por moradores do interior de Ijuí

12 de setembro de 2022

O censo demográfico do IBGE avança entre moradores da cidade e interior dos municípios. O questionário é o mesmo para esses públicos, porém, alguns critérios se tornam diferentes, por exemplo, no momento de definir a renda das famílias.

A recenseadora Paloma Del Frari, que atua na área rural de Ijuí, comenta que em relação ao rendimento das pessoas, no caso da agricultura, muitas vezes é preciso dividir por 12 o valor bruto contabilizado por ano, a fim de estabelecer uma média dentre os 12 meses anual. Isso porque, na maioria das vezes os produtores rurais não têm ganhos específicos por mês.

Ontem pela manhã, Paloma Del Frari ampliou a temática sobre a contagem populacional durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. A recenseadora atua nos distritos de Mauá, Chorão e Linha 6 Norte. Ela frisa que a recepção por parte das famílias é muito boa e, grande parte das vezes, os recenseadores são conhecidos das pessoas, o que ajuda no censo.

Del Frari observa que é preciso cuidar os horários para visitar as famílias, por exemplo, não muito cedo ou nos finais de tarde quando, geralmente, os agricultores têm compromissos de trabalho. As visitas também podem ser feitas aos finais de semana. Hoje, às 22 horas, o Progresso Rural vai ser reprisado no programa Companhia da Noite.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí