Há exatos 200 anos, em 25 de julho de 1824, os primeiros 39 imigrantes de origem germânica chegaram a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Para celebrar a data, o Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí promoveu um evento na manhã desta quinta-feira (25), na Praça da República. O ato foi marcado pelo descerramento da placa em homenagem ao bicentenário da imigração alemã no Brasil, junto ao Monumento da Imigração Alemã.
Em entrevista à Rádio Progresso, o presidente do centro cultural, Rinaldo Pezzetta, falou sobre o objetivo da homenagem. “A nossa ideia é eternizar esse momento, porque afinal são 200 anos da imigração alemã no Brasil”. Ele também destacou a importância que os alemães tiveram na fundação e desenvolvimento de Ijuí. “Chegaram aqui esses imigrantes quando não tinha praticamente nada, sem recurso, e foram desbravando, trabalhando, lutando, sofrendo, e conseguiram, claro que junto com outras etnias, trazer Ijuí até o que Ijuí é hoje”, ressaltou Pezzeta.
Além do presidente do centro cultural, o evento contou com pronunciamentos do professor e historiador Jaeme Callai; do presidente da União das Etnias de Ijuí (Ueti), Jonas Sala; e do secretário adjunto de Cultura, Esporte e Turismo, Luiz Henrique Bussmann. A atividade também teve apresentações do grupo de canto Edelweis. Estiveram presentes integrantes da etnia alemã, autoridades, ex-presidentes do Centro Cultural 25 de julho, que foram homenageados na oportunidade, além da comunidade em geral.
Jantar Baile e Domingo no Museu
Além da programação desta quinta-feira (25), o Centro Cultural 25 de Julho irá promover outras atividades em alusão ao bicentenário da imigração alemã no Brasil. Neste sábado (27), ocorrerá um Jantar Baile na Casa Alemã, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. O evento visa celebrar a herança cultural e gastronômica com um autêntico jantar típico alemão. Para embalar a noite, haverá show com o Trio Nostalgia & convidados, bem como apresentações dos grupos de dança e canto do centro cultural.
Já no domingo (28), em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), será realizado o Domingo no Museu, a partir das 14h, com entrada gratuita. O evento comemorativo contará com uma diversificada programação expositiva, artística e musical.