Busca rápidaX

Centro de Cultura Africana: conheça mais sobre a etnia

8 de julho de 2022

O Centro de Cultura Herdeiros de Zumbi, ligado à União das Etnias de Ijuí (Ueti), se mantém ativo na cultura e comunidade ijuiense.  Para divulgar as ações da Casa Afro, como é popularmente conhecida, a secretária do centro de cultura e pesquisadora, Jaqueline dos Santos, participou da programação do Visão Jovem nesta quinta-feira, 08.

O centro passa atualmente por reforma, e para isso, algumas ações estão em andamento para captação de recursos. “Uma sede repaginada e com importâncias culturais muito fortes”, destacou Jaqueline. “A gente quer abrir esse espaço para toda a população de Ijuí, com eventos culturais, a valorização da cultura negra, e estamos neste projeto de reavaliar e pesquisar tribos e concluir toda a questão da reforma.”

Uma rifa está sendo promovida com divulgação nos próximos dias, a contar a partir do dia 16 de julho, em que dentre os brindes, terá um corte de tecido africano. Jantares com pratos típicos africanos, danças, artesanatos, teatros, estão entre as ações programadas para o ano assim que concluídas as obras de reforma da casa.

Outro ponto destacado foi sobre a valorização da identidade negra, contextualizada pela hair stylist Anny Dias. Ela destacou o trabalho do qual efetua com tanto amor, salientando também que um dos estilos mais procurados da cultura é o trançado, procurado por mulheres e homens de outras representações étnicas também. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!