O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor – IPVDF do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) promove, nesta quinta-feira (20/7), às 14h, a palestra “Pneumonia em Terneiros”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), André Dalto. O evento é gratuito e ocorre presencialmente no auditório do Instituto, que fica na Estrada do Conde, 6000, bairro Sans Souci, em Eldorado do Sul.
De acordo com o pesquisador do Laboratório de Histopatologia do IPVDF, Fernando Karam, trata-se de um ciclo de palestras técnicas com o objetivo de tratar temas pertinentes às demandas de diagnóstico do Instituto que está completando, em 2023, 75 anos de atividade ininterruptas.
“A escolha dos temas busca aprofundar o conhecimento de doenças geralmente inseridas ou relacionadas à saúde humana e ambiental, também, fortalecendo o que hoje se trata como Saúde Única”, explica Karam. “As palestras ocorrem uma vez por mês, de abril a novembro, e são propositalmente presenciais, na intenção de reaproximar produtores e técnicos, principalmente da área de abrangência do Instituto, o que se tem conseguido com ampla divulgação e parceria dos escritórios regionais da Emater/RS-Ascar que atendem Porto Alegre, Eldorado do Sul e Guaíba”.
Pneumonia em Terneiros
O médico veterinário e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), André Dalto, dará ênfase à coleta de material e procedimentos laboratoriais, os quais são executados como rotina no IPVDF. “Essa enfermidade tem causa multifatorial, assim como a diarreia em terneiros”, conta Karam. “Ela causa sofrimento ao animal, e compromete os custos e a produção dos afetados. Por isso, o conhecimento e as medidas de prevenção são a melhor forma de diminuir os prejuízos dessas doenças recorrentes”.