Na próxima terça-feira (10) será inaugurado oficialmente em Ijuí o Centro de Valorização da Vida- CVV. Mantido pala CAVI, Centro de Apoio à Vida de Ijuí, o CVV atua no município desde o ano passado, e tem a principal função de ajudar aquelas pessoas que necessitam de apoio emocional.
A inauguração oficial acontece no mesmo mês em que ocorre mundialmente a campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Segundo o presidente da CAVI, Gilberto Woitchunas, o trabalho do Centro se dá através de atendimento telefônico.
Pessoas solitárias, com problemas emocionais que não tem com quem conversar, encontram no CVV o apoio necessário. Para isso, basta discar 188 e a ligação será encaminhada ao atendente. Gilberto Woitchunas comenta que os atendentes são selecionados através do programa de seleção de voluntários, os quais passam por diversos dias de treinamento para entender e conhecer melhor sobre o Centro de Valorização da Vida.
O presidente da CAVI convida quem tiver interesse em fazer parte do CVV através de trabalho voluntário, já que, segundo ele, as demandas são muitas. No Brasil, diariamente mais de 9 mil ligações são recebidas, número que aumenta consideravelmente aos finais de semana e em datas comemorativas.
Gilberto afirma que quem fizer a ligação não precisa se identificar ou especificar o local de onde está falando, além disso, o trabalho é totalmente sigiloso. A inauguração oficial do Centro de Valorização da Vida de Ijuí ocorre às 19h da próxima terça-feira, no HCI.