O escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, deve concluir hoje o levantamento sobre perdas na agricultura dos 44 municípios de abrangência, em razão das constantes chuvas e temporais. O agrônomo, Gilberto Bortolini, ressalta que ainda há pouco mais de 10 mil hectares de trigo não colhidos.
Segundo ele, parte desse cereal vai ficar nas lavouras, ou seja, não tem condições de colheita. Isso porque, o produto possui muitos problemas, como germinação nas espigas e perda de qualidade, o que não serve nem para ração. No entanto, não dá para identificar o percentual do trigo sem condições de colheita na região.
Em Ijuí, a perspectiva é que 400 hectares de trigo, dos 21 mil plantados, não serão colhidos. O rendimento médio do trigo, nesse ano, em Ijuí, ficou em 25 sacas por hectare. A expectativa inicial era 60 sacas. A grande quebra se deve às chuvas e demais problemas climáticos.
Somente em Ijuí, as condições climáticas adversas entre primeiro de setembro, até começo deste mês, resultou num prejuízo estimado de cerca de 34 milhões de reais no trigo. Já os temporais dos dias 16 e 17 deste mês, ou seja, semana passada, provocaram perdas de mais 400 mil reais nas culturas de inverno. Os dados são do escritório local da Emater de Ijuí.