Busca rápidaX

MANCHETES

Cerca de 200 cargos efetivos da prefeitura de Ijuí tem vencimentos básicos abaixo do valor do salário mínimo

20 de maio de 2025

Com a readequação de cargos e salários no executivo municipal de Ijuí, algumas funções tem o valor do vencimento básico abaixo do salário mínimo. A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí, Rogério Costa na Rádio Progresso, acrescentando que há um incremento nestes valores com vale alimentação e insalubridade, por exemplo.

Rogério disse que já houve reunião com o prefeito e a secretária de administração para propor um ajuste nestes valores. Explicou no passado houve evolução da exigência de escolaridade mínima de ensino fundamental para médio para serviçais, mas não ocorreu alteração salarial mesmo mudando a nomenclatura da função.

Como a legislação determina que ninguém pode receber vencimento abaixo do salário mínimo, há um complemento de acordo com o plano de carreira. Estes servidores que possuem vencimentos básicos abaixo do salário mínimo, recebem adicional de insalubridade, bem como outros adicionais que são incorporados.

Há vencimentos básicos de servidores da prefeitura de Ijuí  de R$ 1.469,00 mensal. No entanto, este incremento com o vale alimentação de cerca de R$ 605,00, que ajudam a compor a remuneração. Rogério observou que na última semana houve reunião com a administração municipal sobre o tema, mas a informação é de que em breve deve ocorrer a reforma previdenciária para ajustar estes problemas, para uma melhor valorização dos servidores.

Hoje o município de Ijuí possui cerca de 3 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. Sobre o concurso público, o sindicato aguarda a definição da justiça, uma vez que houve o ingresso judicial por parte de empresas responsáveis pela realização do certame.

Referente a contratações de forma temporária, o presidente do SSPMI afirmou que respeita todos os servidores, mas a entidade defende os trabalhadores concursados. Enfatizou que os cargos públicos, em regra, devem ser ocupados por servidores do quadro efetivo.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!