Na tarde de ontem, Palmeira das Missões registrou chuvas expressivas acompanhadas de vendaval que causaram diversos danos no município. Após a confirmação do desastre pelos gestores municipais, a 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil enviou equipes à cidade, e o Departamento de Gestão de Desastres mobilizou a empresa de fornecimento de energia elétrica e outras secretarias estaduais para eventuais necessidades.
Imediatamente foi mobilizado um Gabinete de Gestão de Crise, composto pelo prefeito de Palmeira das Missões Evandro Massing, vice-prefeito, secretários municipais, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, e militares da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Ainda na noite de ontem, agentes da prefeitura, da BM e CBM entregaram lonas à comunidade afetada, e foram restabelecidos os serviços essenciais do hospital após o retorno do abastecimento de energia elétrica. Preliminarmente, estima-se que cerca de 450 residências sofreram danos, e o levantamento da magnitude dos estragos será retomado na manhã desta sexta-feira com a utilização de drones.
A equipe da Assistência Social municipal está realizando o levantamento, mas ainda não há número exato de desalojados. Até o momento não existem desabrigados na cidade. Durante a noite e madrugada foi reforçado o policiamento em bairros da cidade que ainda encontravam-se sem eletricidade.
O Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil estadual articulou ainda na noite de ontem o envio de telhas de fibrocimento para apoio aos afetados, e o envio do material está sendo coordenado pelo Departamento de Logística da Defesa Civil do RS. As equipes da 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil seguem no município para ações de apoio e, no momento, a prioridade é o restabelecimento do serviço de internet e telecomunicações, bem como da eletricidade em alguns pontos do município.
No decorrer da tarde em que ocorreu o vendaval, a Defesa Civil estadual emitiu diversos alertas LARANJA para a região, informando sobre a possibilidade de temporais com chuva e ventos fortes, além de granizo. Foram registradas rajadas de vento de 65,5 km/h na localidade.