Busca rápidaX

MANCHETES

Ceriluz inicia projeto-piloto de medição remota do consumo de energia para associados do grupo B

12 de setembro de 2025

A Ceriluz dá mais um passo em direção à modernização e à eficiência no fornecimento de energia elétrica. Entrou em operação, no município de Ijuí, um projeto-piloto de Leitura Inteligente, que utiliza a tecnologia de telemetria para registrar o consumo de energia de mais de 420 associados em uma área definida para testes e avaliação.

O projeto teve início no lado Oeste da cidade de Ijuí, no início da poligonal da cooperativa, no Bairro Universitário. “Começamos nosso projeto nesta região, que apresenta grande expansão comercial e residencial, com novos loteamentos e condomínios. Esse projeto contempla a proposta de inovação, tecnologia e desenvolvimento que a Ceriluz vem apresentando ao longo dos anos, garantindo informações mais rápidas e confiáveis na hora de emitir nossas faturas”, avalia o presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli.

A iniciativa não é necessariamente uma novidade. A leitura dos consumidores do Grupo A já é realizada de forma remota, contudo, esta é a primeira vez que a iniciativa contempla associados do Grupo B. O engenheiro eletricista Nilson Mazzurana destaca que as informações sobre o consumo de energia dos associados são enviadas, de quatro em quatro horas, à cooperativa, permitindo a análise detalhada. “Se por algum motivo ocorrer problema no medidor, todas as informações coletadas até aquele momento ficam registradas em nossa base de dados. Além disso, quando houver uma variação de consumo significativa, acima de 20%, nosso sistema recebe um alerta, de modo que possamos realizar uma fiscalização e identificar se houve falha no medidor ou se é alguma situação de consumo na unidade consumidora”.

Para o responsável pelo setor de faturamento, João Wissmann, esse processo facilita a apuração e o gerenciamento de dados antes da emissão das faturas. “Quando chega a data de leitura da unidade consumidora, importamos os dados para o sistema de faturamento, que procede com as análises e, havendo alguma inconsistência, solicitamos uma fiscalização com os técnicos da medição”, explica João.

O Projeto de Leitura Inteligente representa um avanço significativo no uso de tecnologias aplicadas ao setor elétrico e prepara o caminho para uma futura expansão desse sistema para outras regiões atendidas. O projeto prevê ainda, no médio prazo, um aplicativo no qual o próprio consumidor poderá acompanhar seu consumo de forma permanente. Nas demais regiões a leitura segue ocorrendo de forma convencional, seguindo os procedimentos atuais. Na área do projeto piloto os leituristas seguirão atuando, orientando associados e conferindo o funcionamento dos novos equipamentos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz
error: Conteúdo protegido!